domingo, 17 de julho de 2011

Como fazer um belo jardim

Morei em casa minha infância toda e tambem adolescência,plantei um abacateiro que vi dar frutos antes de eu sair da minha casa. Dizem que todo homem deve plantar uma árvore. Pois entao a minha deu muitos frutos , talvez os atuais donos da minha casa a tenham cortado , porem fiz minha parte.

Na minha próxima residência onde estou tendo o prazer de escolher cada item, quero um jardim acolhedor, sem poluir a estética enchendo de diversidade.
Gosto do espaço com algumas espécies bem colocadas. Tenho visto nas revistas jardins tomados onde nao existe espaço para as pessoas. Meu jardim vai ter um caminho de palmeiras Fenix, por que Fênix? ,porque elas crescem apenas 3 metros, entre o espaço de cada Fenix vou plantar flores de floração ano todo( vincas, justicia )e gostam de sol.

Plantas de fácil manutenção: HELICÔNIAS, IXORA,
LÍRIO DA PAZ pode plantar em vaso
Plantas que atraem beija-flores:
Tubergia, Lanterninha,Brinco de princesa, primavera,alamanda, acerola, tilandsia, ipes, caliandra,paineras, hibiscos,
Coloquei aqui as mais comuns
Plantas que florescem o ano todo: Anturio, Camarao vermelho,Primavera,Biri, boa noite,Gazânia,,Grevília

Gosto muito tambem da Palmeira azul , se eu encontrar as mudas vou colocar uma em frente a casa.

Quero que o meu jardim seja visitado pelos passarinhos, borboletas e beija flores , mas nao por abelhas. Sendo assim tenho que fazer com cuidado as escolhas das flores pois algumas espécies chamam mais abelhas que outras.
A alamanda é uma bela opção para o uso em muros pois ela fecha bem os espaços e floresce o ano todo sem contar que cresce super rápido , tem que tomar cuidado para que ela nao tome conta da vizinhança.Já planejei onde vou usá-la. Vou ter uma churrasqueira ao fundo do lote onde depois de cobri-la no lado que eu terei de proteger do sol planto a alamanda e faço com que ela cresca subindo para a cobertura de modo que ela forme uma parede no quiosque.

Uma coisa legal de fazer em seu terreno é cavar um buraco cobrir com uma manta de plastico, colocando pedras nas bordas de dentro e de fora tambem para que fique bem presa e encher de agua fazendo assim um laguinho. Assim que eu vou fazer para minha tartaruga, quando tiver que limpar é so colocar a mangueira e deixar tansbordar a agua um tempinho.
A iluminação do jardim é simples, eu vou usar arandelas nos muros e luminarias embutidas no solo entre as plantas para ficar com as cores das plantas.

A Palmeira Areca dizem que é a mais indicada para jardin pois ela tem crescimento rápido e chega somente a 3 metros, porem ela nao gosta de sol.
Isso vou ter que decidir junto a alguem que ja plantou e as tem a mais tempo, nada melhor do que a experiência...

Um comentário:

Natália disse...

Parabéns pela empolgação e dedicação em cada detalhe da casa! Quem sabe ano que vem passo minhas férias por lá?!! Beijos